Alimentação Para Manter o Corpo em Forma

A alimentação atualmente é algo preocupante em nossas vidas atualmente, principalmente na vida das mulheres, saiba que para manter o corpo em forma não é fácil, mas também não é difícil e na maioria das vezes nem é preciso fazer mudanças radicais em sua alimentação. Esse parar de comer deve ser mudado e sim começar a pensar que podemos comer de tudo, mas em pequenas quantidades.
Muitas vezes o que vale não é a quantidade do que ingerimos mas sim a qualidade, não adianta comer somente frutas pois as frutas consumidas em excesso também engordam, tudo tem que devidamente controlado.

Para poder emagrecer com saúde a primeira regra que deve fazer é nunca pular uma refeição, pois se não comer provavelmente irá comer o dobro na próxima refeição ou ficar beliscando. Não tenha hábitos de sempre estar misturando as coisas como beber algo junto com a comida, para manter-se em forma evite o açúcar, tire a gordura, procure sempre optar pelas furtas, verduras, vegetais crus e cozidos, alimentos ricos em carboidratos como arroz,batata e outros sempre acompanhados de peixe, frango e carnes magras, nada de comer gorduras. Você poderá comer um pouco de doce após as refeições, mas não todos os dias e quando comer que seja em pouca quantidade, somente para matar o desejo, pratique atividades físicas no dia-a-dia e não deixe de comer corretamente.

Exemplo de Refeição Diária Balanceada
- No café da manhã:  Se você come um pão francês ou 2 fatias de pão de forma, substitua por ½ pão ou 1 fatia. Se você consome iogurte tradicional, troque pelo light.
- No coffee break:Troque os biscoitos recheados por uma barra de cereal. Substitua o leite integral pelo desnatado. Tome limonada ao invés de suco de laranja.
- No almoço: Substitua a maionese tradicional pela light, a carne de porco por frango ou peixe, as frituras por assados ou cozidos.
- No lanche da tarde: Opte por um picolé de frutas no lugar de um sorvete de chocolate; um bombom alpino no lugar de um chocolate em barra; escolha pipoca light no lugar de batatas chips.
- No jantar: Diminua as porções. Se você come sanduíche, opte por recheios com peito de peru ou atum no lugar de hambúrguer ou salaminho. Última dica: coma devagar e deixe a sua fome guiar o tamanho das porções. Não deixe a gula e nem a ansiedade ditarem a quantidade da sua comida, não abuse.
Veja se você esta acima do peso e se precisar procure um profissional para te ajudar, faça o calculo do seu IMC (Indice de Massa Corporea)e veja em que situação seu corpo se encontra.
Como Cálculo Seu IMC ?
Para calcular basta dividir seu peso, em quilogramas, pela sua altura ao quadrado, em metros. O número gerado dará a você um resultado, que deve ser comparado com o da tabela IMC, assim você pode saber se está acima ou abaixo do seu peso.
Exemplo, se você pesa 60kg e mede 1,70m, você deve fazer o calculo da seguinte maneira:
  • IMC = 60 ÷ 1,70²
  • IMC = 60 ÷ 2,89
  • IMC = 20,76
Cálculo:Abaixo de 18,5 = Você esta abaixo do peso ideal;
Entre 18,5 e 24,9 = Parabéns – você esta em seu peso ideal;
Entre 25,0 e 29,9 = Você esta acima do seu peso;
Entre 30,0 3 34,9 = Obesidade grau I;
Entre 35,0 e 39,9 = Obesidade grau II;
40,0 = Obesidade grau III.
Agora que você já aprendeua fazer o cálculo, descubra se está em seu peso idealcomparando o valor do resultado com a tabela acima e caso precise procure orientação de um profssional nutricionista e um médico antes de começar a fazer atividades físicas.

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